COMO CUIDO DA MINHA VELA?

Quando devo aparar o pavio e por quê?

Recomendamos aparar a pontinha do pavio toda vez que for acender a vela, e sempre que a chama estiver muito alta. O pavio ideal não pode passar de meio centímetro. Se ficar mais alto que isso, a vela pode produzir fumaça, fuligem e esquentar demais, o que pode causar um acidente. Uma dica: Se você não tem tesoura de pavio, pode usar a ponta de uma tesoura normal ou um alicate de unhas. ;)

 

Por quanto tempo posso deixar a vela acesa?

Por até 3 horas consecutivas, e sempre deixe a piscina de cera derretida atingir a borda do vidro antes de apagar sua vela, para evitar a formação de um túnel na cera e tornar a queima mais uniforme.

 

Depois de quanto tempo vou começar a sentir o cheiro da vela acesa?

Depois de acender a vela, normalmente em cerca de 20-30 minutos, mas este tempo pode variar de acordo com o tamanho do ambiente, correntes de vento e o tamanho da sua vela e pavio. Se sua vela não está perfumando bem, tente acendê-la em outro lugar da casa e verifique se ela está em uma região com fluxo de ventos ou brisas. Acredite, isso faz diferença ;)

 

Minha vela parece estar "descolando" do vidro. O que está acontecendo?

Não se assuste, isso é perfeitamente normal! As ceras vegetais se contraem e se expandem com a variação de temperatura. Quando há mudanças bruscas de temperatura, seja no transporte, ao acender, ou mesmo dentro do armário, é comum aparecerem essas "manchas" no vidro, que são chamadas de "wet spots". São apenas os lugares onde houve contração da cera, e é apenas estético, sua vela continuará funcionando normalmente.

 

Como faço para limpar o restinho de cera que ficou no copo, para poder reaproveitá-lo?

Coloque o vidro da vela por 30 minutos no freezer, e depois é só empurrar a lateral da cera com uma colher, que a cera congelada vai sair inteirinha! Daí é só lavar o vidro com água em temperatura ambiente e detergente, secar e está prontinho para reutilizar!